Concretismo

A arte concretista

É um movimento de vanguarda que surge na Europa nos anos 50 como parte do abstracionismo, aparecendo na música, poesia e nas artes plásticas. O movimento defende a racionalidade e rejeita o Expressionismo, o acaso e a abstração lírica e aleatória. Não há intimismo nas obras, nem preocupação com o tema. A idéia é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem. Na década de 60, poetas e músicos envolvem-se com temas sociais. De modo geral, é uma ligação pessoal, sem destaque na obra, a qual se preocupa mais com a inovação da linguagem. O movimento surge oficialmente no cenário artístico internacional em 1954, quando começam a funcionar regularmente os cursos da Escola Superior da Forma em Ulm, na Alemanha. Baseia-se na produção e na teoria de vários artistas ligados ao Abstracionismo geométrico, sobretudo do suíço Max Bill (1908-). Eles exigem racionalidade, desfazem a distinção entre figura e fundo e enfatizam a linguagem do design. Usam régua para conceber as pinturas. As esculturas têm formas geométricas.

Contexto Histórico e Ideológico Mundial:

* “Anos Dourados”

* “Guerra Fria”

*1950/1953 – Guerra da Coréia

*1959 – Revolução Cubana

*1959 – Guerra do Vietnã

*1957 – Lançamento do primeiro satélite (Sputinik I)

*1957 – Lançamento do primeiro satélite tripulado por uma ser vivo (Sputinik II)

*1954 – começam a funcionar regularmente os cursos da Escola Superior da Forma em Ulm, na Alemanha (inicio do movimento plástico)

Contexto Histórico Brasileiro:

*1954 – Suicídio de Getúlio Vargas

*1956/1961 – Governo de Juscelino Kubitschek

*1951 – I Bienal Internacional de Arte de São Paulo

*Processo de industrialização nacional

*Construção de Brasília

*Surgimento da dívida social e da inflação pela política de JK

*1951 – Chegada de Max Bill ao Brasil (vinda do movimento plástico ao Brasil)

Contexto Ideológico Mundial (1950):

*conflito entre os blocos capitalista e socialista

*explosão do rock

Contexto Ideológico Brasileiro:

*Desejo de transformação social, política, econômica e cultural

*Surgimento e/ou impulso de vários movimentos artísticos

*Euforia de desenvolvimento do pós-2ª Guerra Mundial (”50 anos em 5”)

*Consolidação da sociedade urbano-industrial brasileira

*Êxodo rural maciço

*Popularização dos aparelhos residenciais modernos e dos meios de comunicação

*Surgimento da televisão

Concretismo nas artes plásticas

*aspiração a uma linguagem de comunicação universal (autonomia da arte com o mundo exterior);

*integração do trabalho de arte na produção industrial (crença na tecnologia);

*função social (acesso para todos e aplicação em todas as áreas de comunicação visual, cabendo ao artista contribuir de modo abrangente  para a socialização da forma no design, na tipografia etc.);

*utilização, tanto no suporte como na matéria prima, de materiais industrializados produzidos em série (ferro, alumínio, tinta esmalte etc.);

*rigor geométrico na matemática, que estruturou ritmos e relações;

*eliminação do gesto, do sinal da mão, que tornou o desenho preciso, feito com régua e compasso

*O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos – planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio.

*Proximidade entre trabalho artístico e produção industrial

*Corte com certa tradição abstracionista anterior

*Estudos sobre percepção visual da Gestalt (o todo não é simplesmente a soma das partes)

Alguns artistas

*Geraldo de Barros (1923— 1998)

Foi um pintor e fotógrafo brasileiro.

Além da fotografia e da pintura, sua obra se estende também à gravura, às artes gráficas e ao desenho industrial. Iniciou sua carreira dedicando-se à pintura de figura e paisagens, mas tornou-se conhecido ao estabelecer vínculos com a arte experimental. Foi um dos pioneiros da fotografia abstrata e do modernismo no Brasil também é considerado um dos mais importantes artistas do movimento concretista brasileiro.

ImageGeraldo de Barros (1923-98), Objeto-forma, esmalte, 1979, 0,80x0,80, col. part.

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Foto 1: Geraldo de Barros – Untitled (São Paulo) (1949)

Foto 2: Geraldo de Barros (1923-98), Objeto-forma, esmalte, 1979, 0,80×0,80, col. part.

Foto 3: Geraldo de Barros, Composição geométrica

Foto 4: Função Diagonal, 1952

*Ivan Ferreira Serpa (1923 –1973)

Foi pintor, desenhista, professor e gravador.

Na década de 40, estudou com o gravador Axl Leskoschek. Realizou sua primeira individual no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos e expôs na XXVI Bienal de Veneza. No ano de 1953, juntamente com Lygia Clark, Lygia Pape, Weissmann, Palatinik, Oiticica e Aluísio Carvão, articulou a criação de um núcleo de arte chamado Grupo Frente. Participou da I Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo e no Rio e na exposição Concretos Brasileiros em Zurique, na Suíça, no qual foi premiado.

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Foto 1: Ivan Serpa – Sem título , 1972. – serigrafia – 24 x 19,2 cm

Foto 2: Ivan Serpa – HOMENAGEM A VOLPI, 1972 – 45 x 45 cm serigrafia sobre papel

Foto 3: Ivan Serpa – Sem título No. 12 from the series Amazon, 1970 – Oil on canvas

Foto 4: Ivan Serpa – Formas – 1951 – Óleo sobre tela

Foto 5: Ivan Serpa – Sem título – 1953

*Cordeiro, Waldemar (1925 – 1973)

Foi um pintor, paisagista, crítico de arte, teórico de arte, desenhista e ilustrador.

Em 1938, estudou na Accademia di Belle Arti di Roma [Academia de Belas Artes de Roma] e fez curso de gravura na Escola de São Giácomo, em Roma. Aos 21 anos opta pela nacionalidade brasileira e vem para o Brasil. Passa pelo Rio de Janeiro e segue para São Paulo, onde trabalha no jornal Folha da Manhã, fazendo reportagens políticas e ilustrações. Em 1947, conhece Lothar Charoux , Geraldo de Barros e Luiz Sacilotto, seus futuros companheiros do concretismo, na exposição 19 Pintores. Em 1952, funda, em São Paulo, com Luiz Sacilotto, Lothar Charoux, Féjer e outros, o Grupo Ruptura, tornando-se seu principal teórico. Conhece integrantes do grupo Noigrandes, os poetas Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Mas abandona o rigor concretista e depois começa a se desligar da pintura para ir desenvolver pesquisa, na qual lida com a apropriação de objetos em sua concretude como suporte de significação e com a técnica da assemblage e depois trabalha sistematicamente com arte por computador (arteônica)

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Foto 1: Waldemar Cordeiro – Idéia visível – 1957

Foto 2: Waldemar Cordeiro – Sem Título, 1958. esmalte s/compensado

Foto 3: Waldemar Cordeiro – Movimento, 1951. Têmpera s/ tela 90,1 x 95,3 cm

Concretismo na música

*vem do francês ‘musique concrète’

*montagens com sons do cotidiano (vassouras em fricção no chão, água escorrendo da torneira, barulhos de rua, ect.)

*caráter “aleatório”

*não há intimismo nas obras nem preocupação com o tema

*buscam criar uma nova linguagem

*deu origem à música eletrônica

*o fim da Segunda Guerra Mundial influenciou o desenvolvimento da indústria do som e das estações de rádio que foram determinantes para o desenvolvimento da música concreta

Alguns artistas:

*Pierre Schaeffer (1910-1995),

Foi um compositor, teórico, professor, engenheiro eletrotécnico e locutor de rádio.

Começou estudando engenharia de telecomunicações na Escola Politécnica de Estrasburgo, na França, trabalhando durante alguns anos como técnico para a Office de Radiodiffusion Télévision Française, antes de dedicar-se a experimentos musicais, dos quais aproveitou sua experiência com gravadores e reprodutores sonoros. As primeiras composições de Shaeffer, que incluíam a manipulação sonora por meio da variação da velocidade ou do sentido de leitura das gravações, foram feitas entre 1948 e 1949. Em 1951, cria o Grupo de Pesquisa de Música Concreta (Groupe de Recherche de Musique Concrète – GRMC) começam a surgir suas músicas mais expressivas. Sua obra mais conhecida é a Symphonie pour un homme Seul, obra feita em colaboração com Pierre Henry.

Pierre Schaeffer – “etude aux chemins de fer”

*Pierre Henry (1927-)

É um compositor.

Estudou piano e percussão no Conservatório de Paris, donde conseguiu reconhecimento do público pela sua habilidade como percussionista. Em 1949, começou a colaborar com o estúdio eletrônico Office de Radiodiffusion Télévision Française, onde conheceu Pierre Schaeffer. Juntos, começaram a criação e desenvolvimento uma nova estética musical, que um dia seria chamada música concreta.  Trabalhou também com o bailarino e coreografo Maurice Béjart, de onde surgiu seu álbum mais conhecido,  Messe pour le temps présent, com obras como Le Voyage, La reine verte ou as Variations pour une porte et un soupire e Psyché Rock, sendo esta última inspiração para a abertura de Futurama.

Pierre Henry – Psyché Rock

“Symphonie pour un Homme Seul” de Pierre Schaeffer & Pierre Henry

Concretismo na poesia

* “crise do verso” (desgaste de suas fórmulas, comparada à crise do artesanato na revolução industrial).

*Poema objeto (disposição não linear dos vocábulos da página, espaço em branco como produtor de sentidos, utilização de efeitos visuais e sonoros).

*Retomada de recursos utilizados no Modernismo (concisão dos versos; oposição às formas tradicionais).

*Oposição à poesia lírica, subjetiva e discursiva.

*Abolir a tirania do verso

*Valorização do espaço gráfico no poema (os concretistas, ao utilizarem o espaço gráfico para projetar livremente as suas contruções verbais, produzem “poemas que se possam ler em qualquer direção, seguindo diferentes percursos, e que a cada releitura adquirem, por meio de distinta aproximação lexical, uma nova carga semântica”. Ou seja, a cada vez que você lê, é um novo poema)

*Ideograma/ estrutura conteúdo (o poema concreto é o objeto por si mesmo, ele comunica sua própria estrutura).

*Procura fugir da tradição dos antigos poemas visuais, em que a forma se assemelha ao conteúdo do texto (para concretistas, essa aproximação empobrece o poema,por ser muito evidente e por limitar o texto)

*Uso da metalinguagem

Alguns Autores

*Augusto dos Campos (1931-)

Foi um Poeta, tradutor, crítico literário e musical, e ensaísta.

Participa da criação do grupo Noigrandes (um grupo de poesia concreta que resultou em uma revista homônima no período de 1952 a 1962) e inicia o movimento de poesia concreta. Participa, em 1956, da Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo. Interessou-se por movimentos de renovação da música brasileira, unindo a poesia concreta a bossa nova e o tropicalismo.

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Poesia 1: Eis os amantes – Augusto de Campos – 1953

Poesia 2: O Anti Ruído – Augusto dos Campos – 1964

Poesia 3: Segunda Via – Augusto de Campos – 1985

Poesia 4: Tensão – Augusto de Campos – 1956

*Haroldo de Campos (1929—2003)

Foi um Poeta, tradutor, ensaísta e irmão mais velho do também poeta Augusto dos Campos. Lança seu primeiro livro de poesias, O Auto do Possesso, em 1950, pelo Clube de Poesia de São Paulo, ligado à geração de 45, com a qual rompe no ano seguinte. Junto de seu irmão, forma o grupo Noigrandes e edita a revista homônima Sua obra valoriza a utilização de recursos tecnológicos e a interação da poesia com a música.

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Poesia 1: Haroldo de Campos – Título não encontrado

Poesia 2: Lixo Luxo – Haroldo de Campos

Poesia 3: Zero – Haroldo de Campos

*Décio Pignatari (1927 – 2012)

Foi um Poeta, ensaísta, tradutor, contista, romancista, dramaturgo e professor.

Publica seus primeiros poemas na Revista Brasileira de Poesia, em 1949. No ano seguinte, estreia com livro de poemas, Carrosel, e, em 1952, funda o grupo e edita a revista- livro Noigrandes, junto com os amigos poetas e irmãos Haroldo de Campos e Augusto de Campos.

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Poesia 1: Coca Cola – Décio Pignatari – 1957

Poesia 2: Life – Décio Pignatari

Poesia 3: Terra – Décio Pignatari – 1956

Bibliografia:

*http://www.historiadaarte.com.br/linha/concretismo.html

*http://www.brasilescola.com/sociologia/transformacoes-socioeconomicas-no-brasil-decada-50.htm

*http://fehet.blogspot.com.br/2010/12/concretismo.html

*http://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_50.htm

*http://www.portugues.com.br/literatura/concretismo.html

*http://almanaque.folha.uol.com.br/cronologia_50.htm

*http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950

* http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/temas/concretismo_no_brasil.html

*http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=370

*http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3529&cd_idioma=28555&cd_item=3&CFID=16193483&CFTOKEN=32243387&jsessionid=f230d00d46d7366e2b6a

*http://observatoriodaculturabr.blogspot.com.br/2011/12/concretismo-brasileiro-artes.html

*http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=171&in=1

*http://www.diretoriodearte.com/historia-da-arte/concretismo/

*http://arteconcretista.wordpress.com/movimento-concretista/

*http://www.slideshare.net/thallesyvson/concretismo-no-brasil#btnNext

*http://www.lehman.cuny.edu/ciberletras/v17/cluver.htm

*http://concretismo.arteblog.com.br/214957/Concretismo-na-musica/

*http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_concreta

*www.spiner.com.br

*http://www.mcnbiografias.com/app-bio/do/show?key=schaeffer-pierre

*http://www.mcnbiografias.com/app-bio/do/show?key=henry-pierre

*http://pt.wikipedia.org/wiki/Messe_pour_le_temps_pr%C3%A9sent

*http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Schaeffer

*http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Henry

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